segunda-feira, 28 de setembro de 2009

o primeiro capitulo do meu livro:

Primeiro amigo
Já era nove horas da manha e os raios do sol, entravam no quarto de Laila , batendo diretamente em seus olhos azuis, assim como os do pai. Ela não pode deixar de acordar e sentir uma alegria enorme , ia poder andar de bicicleta como em todos os sábados ensolarados. Seu quarto era todo branco com exceção de uma parede que era vermelha, tinha uma penteadeira branca com um espelho enorme ,e sobre ela ficava escovas de cabelo , perfumes , cremes para o corpo, suas presinhas de cabelo e claro o óculos velho de armadura enferrujada que ela usa deste seus nove anos .Ao lado da penteadeira ficava uma estante com livros , e CDs que ela gostava, e onde ela sempre passará a maior parte do tempo. O guarda roupa tinha quatro portas,e ficava bem ao lado da cama .
Laila acordou e foi direto a penteadeira , pegou o óculos prendeu a franja com os tique taques, tirou o blusão e a calça de moletom que usava como pijama ,vestiu uma calça jeans e uma bata toda colorida , calcou o tênis bege e saiu . Não viu a mãe nem o pai, o quê para ela não era novidade, já que eles nunca estavam presentes, foi direto a cozinha para tomar café e ver Maria a empregada da casa.
_ Bom dia Maria! Como você esta?
_ estou bem senhorita Laila obrigada. O que você quer comer?
Maria era uma mulher de 45 anos, que a vida tinha sido muito dura, perdeu seu filho e marido no mesmo dia, em um acidente de carro .
_ Pode deixar que eu mesmo faço , obrigada. Você viu o Vênus ?
Vênus era o cachorro de Laila, ele era branquinho, mais na orelha o pelo era amarelado, e era nele que ela achava o conforto de uma família.
_ acho que esta no jardim brincado.
Laila abriu a geladeira e pegou uma maça e o leite .Depois de tomar o café foi ate a varanda para ver o Vênus estava fazendo , ele estava rolando na grama do jardim da casa que era enorme e tinha uma grande quantidade de plantas ,e passarinhos que Venus adorava correr atrás .
_ Vênus, vem cá !
O cachorro assim que viu a garota não pensou duas vezes e saiu correndo em sua direção ,com uma alegria que contagiava qualquer pessoas, ele começou a pular nela e a fazer carinho. Ela o acariciando começou a falar como se falasse com uma pessoa
_hoje esta um dia lindo não esta? um ótimo dia para dar uma volta de bicicleta , você quer vim também ?
O cachorro saiu correndo para outra direção .
_é acho que isso é um não . Mais não tem problema , eu vou sozinha , quando eu chegar agente brinca um pouco esta bem ?!
O cachorro deu dois latidos como se pudesse entender o que a dona falava.
Laila pegou sua bicicleta ,e sauí para a rua , quando chegou lá percebeu como sua casa era grande, e bonita a rua parecia com ruas de filme que ela via no cinema , era limpa.As casas não tinham muros , e na frente de cada uma tinha uma arvore que sempre estava verde, tinha uma área onde as pessoas podiam caminhar, correr .Ela adorava se sentar ali com Vênus. Mais hoje ela não iria ficar ali , ela iria a um lugar que só ela conhecia , um tipo de campo gramado que ficava no final do condomínio. Ficou na rua por volta de umas três horas , quando chegou Maria já estava com o almoço pronto .
_ onde você esteve?
_ só fui ao campo que tem aqui perto. Porque minha mãe chegou? Esta preocupada?
Maria um pouco triste respondeu
_ Não, ela e seu pai ligaram e falaram que não vem almoçar e provavelmente não vão voltar para casa hoje, por isso eu vou dormir aqui hoje. Agora venha almoçar.
_ Não estou com fome, vou para meu quarto .
E saiu chamando Vênus para ir com ela .
Laila deitou em sua cama com o cachorro ao lado
_ Porque eles não podem almoçar em casa um dia se quer? Porque não podem mi ligar e falar comigo? Tem sempre que falar com a Maria?
Quando virou o rosto para o lado da janela, viu seu visinho Tiago, um menino que era da sua sala de aula mais nunca disse nem “oi” para ela. Ele era alto e forte, os olhos eram castanhos, o cabelo preto e sempre dava a impressão de estar desarrumado. Ela já tinha o visto andando de skate perto do campo onde ela ia todas as manhas de sábado . Ao contrario dela ele tinha uma família grande e muitos irmãos, na hora em que ela o viu sentiu uma raiva enorme, porque ele tem tantos irmãos pra conversar brincar e jogar jogos? Isso não era justo.
_ babaca.
Ela falou para ela mesma, na hora em que fechava a cortinha do quarto.

Ficou deitada na cama por um tempo olhando o teto do quarto, e fazendo cafuné em Vênus , que já estava quase dormindo. Os olhos azuis agora pareciam com um mar , as lagrimas caiam em seu rosto ,ela não podia evitar , sentia um vazio que pensava já ter se acostumado. Seus pensamentos foram interrompidos pelo barulho de sua barriga. Ela estava com fome. E não queria deixar Maria comer sozinha , ela sabia como era ruim se sentar em uma mesa para doce pessoas e só você estar sentada nela . Então saiu do quarto para almoçar.
O resto do dia foi normal , estudou , fez seus deveres, brincou com Vênus e foi se encontrar com seus melhores amigos , “os livros” .
No domingo , ela prometera para ela mesma que ia ser diferente , ia acordar, tomar café e nadar na piscina da casa se estivesse fazendo sol .Ela acordou e assim como no dia anterior estava fazendo sol,o dia esta lindo . Desta fez colocou o biquíni , e saiu com a certeza de que seus pais não estariam em casa, para sua surpresa a mãe estava conversando com Maria sobre a limpeza da casa .
_ Maria , por favor limpe o jardim e as janelas .....
Foi interrompida pela filha que vinha correndo em sua direção
_ Mãe , onde você estava ontem ?
_ minha querida a mamãe estava resolvendo uns problemas da empresa. Como você esta ?
E ou perceber como a filha estava vestida e com os cabelos desarrumados o óculos_ Laila o que é isto ? Meninas da sua idade não devem se vestir assim! E tire esses óculos agora, já disse para você usar os que eu comprei.
_ eu estou ótima mãe , e eu vou nadar, é por isso que eu estou com biquíni , e quanto aos óculos agente já conversou , lembra? Esses aqui são os que meu avô mi deu e não quero deixar de usar eles .Cadê meu pai?
_ ele não pode vim, eu só vim para ver como você esta , e como esta a casa . e pelo que parece esta tudo muito bem com todo . Então posso viajar tranqüila .
_ viajar? Como assim? Para onde?
_ vou para São Paulo e devo ficar por lá uma semana , já combinei com Maria ela vai ficar com você .
_ ótimo.
Laila não podia acreditar no que estava ouvindo , sua mãe tinha passado uma semana fora e agora passou para disser um “oi” e olhar como a casa ia andando . Mais isso não ia atrapalhar seu dia .
_ minha filha, por favor não faça essa cara , você sabe que para comprar livros , roupas agente tem que trabalhar não sabe ?
_ eu não estou dizendo nada , estou ? Pois então . Agora vou ir nadar porque tenho muita coisa de escola pra fazer , boa viagem e mande um beijo para meu pai esta bem ?
_ que bom que você entende Laila
A mãe da um beijo em Laila , que saiu em direção a piscina.
Laila nada destes seus 10 anos o que significa que ela pode dar muitas voltas sem se cansar, ficou a parte da manha quase que toda na piscina saiu apenas para brincar com Vênus .
_ Menina, para um pouco e vem comer !!
_ já vou , deixa só o Vênus mi achar .
Ela adorava brincar de esconde-esconde com o cachorro, ele sempre a achava rápido , por causa do cheiro e porque segundo Laila era um cachorro muito esperto .
_ que fome que eu estou . O que você vez hoje?
_ lasanha, arroz , carne e salada
_ hum
Elas comeram em silencio , e depois de satisfeita Laila foi para o quarto , separou as matérias que tinha que estudar , e começou com historia que era a sua matéria preferida , ela queria ser uma arqueloga . Estava tão concentrada nos livros que case não notou a briga que estava acontecendo na casa ao lado , primeiro pensou que fosse os irmãos que brigavam quase toda manhã mas quando escutou
_Não tem jeito mais...... você sabe o que eu quero ? Não sabe não! E depois fica lá se insinuando para meu amigo na minha cara? Já chega,acabou .
Era Tiago , que provavelmente estava tendo mais uma briga com a namorada , uma menina que estudava na mesma sala que eles , ela era líder de torcida do time de futebol,sempre estava maquiada , com blusas coladas no corpo , o cabelo liso e olhos castanhos , ela se chamava Marina .
Laila pensando nisso se esqueceu que estava olhando em direção da janela que por sinal dava de cara com a de Tiago, e vou surpreendida quando ele olhou e encontrou seu olhar ,ela virou a cara rápido e escreveu no caderno “ desculpe , não pode evitar “
E mostrou para ele , que respondeu em um caderno “ não tem problemas “ ela “ você esta bem ?” , “ estou obrigado, acho que vou dormir , boa noite “ , “ boa noite “ . Ele fechou a cortina e Laila não sobe explicar qual vou a sensação que sentiu, mais era como se aquele vazio , que tanto a incomodava estivesse ido embora , por alguns segundos . Ela acabou de fazer suas lições e colocou a música favorita e começou a dançar. O que ela não sabia é que estava sendo observada, Tiago estava no canto da janela observando a.
O despertador tocou era 6 :30 , o dia tinha amanhecido nublado e frio , e ela tinha que sair de sua cama, confortável e quente para ir a aula, vestiu uma blusa sem estampa e uma calça jeans , causou o tênis colocou os óculos, prendeu a franja e pegou a mochila sem estampas, que tinha sido arrumada na noite passada. Já era quase sete horas e sua aula começava as sete, por isso pegou uma maça e saiu comendo, deu um “oi” para o Vênus.
Tiago estava em um banco que ficava na frente de sua casa , provavelmente esperando por alguém. Ela passou por ele e achou melhor não falar nada , ontem eles tinham se falado , por que ela foi intrometida , e era provável que ele não soubesse nem o nome dela .
_ Laila , oi !
Calma , foi exatamente o que Laila disse a si mesma eu estou ouvindo coisas , decidiu continuar andando ,mais ela não estava delirando , Tiago estava correndo atrás dela .
- Laila , espera .
_ oi .
_ porque você não parou , quando eu ti disse oi ?
_ desculpa eu não tinha escutado
_ hum... Bem queria ti pedir um favor .
_ claro, o que é?
_ bem, é que ontem eu estava nervoso e acabei falando coisas que não devia
_hum ...
_ e será que você pode , esquecer o que escutou ?
_ claro .
_ótimo, sabe eu e a Marina, voltamos e não seria bom , as pessoas saberem o porque discutidos.
Laila nunca tinha reparado o quanto os dentes de Tiago eram brancos. E nem Tiago tinha reparado como Laila era bonita, os olhos azuis por trás daqueles óculos , velhos e os cabelos negros ,com alguns cachos e as bochechas levemente rosadas.
_ bem , se você não se importa ,será que podíamos ir andando? Porque faltam apenas cinco minutos para a aula começar.
_ A é, já tinha mi esquecido.
Eles ficaram o resto do caminho em silencio , Laila fazia aquele mesmo trajeto ate duas vezes por dia , e ela achava que a escola ficava perto de casa , mais hoje parecia que se levava horas. A escola era muito grande, na entrada ficava o estacionamento que estava sempre lotado por carros dos professores e de alguns alunos mais velhos, do lado ficava um lugar reservado para bicicletas , logo em frente tinha um gramado com algumas arvores , e nele se encontrava a escola ,a estrutura lembrava a templos gregos , era branca e dentro tinha um grande corredor onde se encontrava, os escaninhos dos alunos , e tava entrada para as salas de aulas que eram iguais , tinham um computador , uma televisão, e as carteiras para os alunos , alinhadas em quatro filas .A única sala diferente era a de laboratório, em que as pessoas se sentavam em duplas , e tinha uma estante enorme , com órgãos de animais , amostras de células e os telescópios.No andar de cima ficava a biblioteca que tinha pelo menos umas vinte estantes de livros , com todo tipo de assunto, lá era um pouco escuro e frio . Na parte de trás ficava uma piscina olímpica, e as quadras , de futebol,basquete , tênis e por último a quadra para futebol americano .
Mesmo sendo da mesma sala, parecia que eles estavam em ambientes diferentes, Tiago foi se encontrar com os amigos e com a Marina enquanto a Laila foi para o seu cantinho isolado na sala. A primeira aula ia ser de historia, a matéria preferida de Laila , o professor Victor era baixo,gordo e com a careca já se formando.
_ Bom dia , turma. Hoje vamos tratar de um assunto chamado reforma protestante , alguém sabe mi falar sobre o assunto?
Laila não aquentava, tinha que responder sempre as respostas que os professores faziam.
_ senhor , eu sei . A reforma protestante foi um movimento religioso do século xvi , que rompeu a unidade cristã católica na Europa ocidental
_ isso mesmo
A aula passou como todas as outras , um grupo fazendo bagunça . um dormindo e o outro prestando atenção, ate que o professor pediu para que fizessem um trabalho sobre o tema , em grupos de cinco pessoas , que valeria cinco pontos .Laila era uma menina reservada , mais ninguém na sala podia falar que ela não era inteligente , por isso em situações como estas , apareciam “amigos” de todos os lados, bom depois de muita confusão o grupo ficou : “ Marina , Laís , Carlos e Marcos “ .
Depois de todas as aulas, Laila já estava indo para casa quando escutou uma menina chamando por ela , era Marina que estava de mãos dadas com Tiago , Laila sentiu como se naquele momento ela quisesse matar Marina .
_ Laila , os meninos mi avisaram que você marcou para que o grupo se encontre na quarta a tarde,mais vai ser o dia do jogo , então agente não vai poder ir , mais como você não vai vim mesmo não è ? então estava pensando , você faria o trabalho sozinha ?
Laila sentiu o rosto ir mudando de forma, ela queria disser.” Porque você não pode ir ?Tem que passar chapa nesse cabelo ruim ? “ mais disse:
_ eu não mi importo .mais o jogo é a noite. Então porque vocês não podem ir ao encontro que é a tarde?
_ Bom sabe , é que somos líder de torcida e vamos ter que ensaiar
_ ta bom então
Laila se virou , e começou a ir embora , mais deu tempo de escutar Tiago com Marina
_ você tem ensaio ?
_ Você não queria que eu fizesse este trabalho , ou então porque eu estou fazendo com ela ?
_ é melhor eu ir embora , se não agente vai acabar brigando
Tiago foi embora , e Marina ficou o observando e tentando imaginar o que ela tinha feito de errado , afinal de contas Laila era a inteligente da sala e era para isso que ela servia .Tiago foi atrás de Laila ,ela era uma das poucas pessoas que o entendia .
_ Laila , o que você vai fazer hoje lá pelas cinco e meia ?
_ se eu já tiver estudado , provavelmente vou estar com o Vênus
Tiago levou um susto , ela namorava ? Com um cara que chama Vênus?Laila percebeu o mal entendido, e já vou explicando.
__é o meu cachorro , normalmente é com ele que eu passo meu tempo livre
_ hum ... mais será que hoje você não quer andar por ai ?
Laila ficou vermelha.- acho que a Marina não vai gostar nada disso .
_ ela não tem que saber tem ?
Quando eles perceberam que já tinha chegado em casa .
_ então ate cinco e meia .
_ tchau.
A tarde parecia que não passava , Laila fez tudo o que sempre fazia , almoçou , fez todas suas lições , leu e brincou com Vênus mais quando ela olhou para o relógio eram quatro, faltava uma hora e meia . Então por um momento passo por sua cabeça , “o que eles iriam conversar ?” eles nunca foram amigos !!
Bom o tempo passou e o interfone tocou , Laila que estava no seu quarto saiu , correndo para atender .
_ pronto!
_ Laila, é o Tiago .
_ já vou!
E ela saiu , toda desajeitada, Laila estava com uma bata toda estampada, calça jeans e um tênis ,a franja que sempre estava presa por uma presilha, hoje estava solta e os olhos azuis estavam mais visíveis pois, ela estava sem os óculos.
_ oi .
Tiago nunca tinha visto Laila sem os óculos ou sem as presilhas ,e ficou surpreso por ver como ela era bonita .
_ oi , e ai para onde vamos?
_ tem um lugar aqui no final do condomínio, que eu gosto muito .
_ então vamos para lá .
Eles gastaram em torno de dez minutos ,para chegar lá.
_ é aqui .
_ eu não sabia deste lugar
Laila se sentou na grama que estava um pouco molhada por causa da chuva que tinha caído a tarde .
_ poucas pessoas sabem deste lugar , eu gosto de vim aqui , é tão bonito
Tiago se sentou ao lado dela
_ é mesmo. Você vai no jogo de quarta ?
_ acho que não . você vai jogar né?
_ vou , mais porque você não vai ?
_ primeiro , não tenho companhia, e é meu aniversario, meus pais não vão querer que eu saia.
_ eu acho que o primeiro não é um motivo porque eu estou ti convidando , e o segundo , seus pais não ficam muito em casa ficam ?
_ obrigada , pelo convite. É verdade eles não ficam muito em casa , só espero que na quarta eles estejam aqui . Mais se der eu vou .
_ deve ser bom não é? ter uma casa só pra você. Quer disser eu tenho três irmãos e minha mãe só sabe mi xingar .
_ na verdade é péssimo , eu daria tudo para poder ter uma casa como a sua , com muita gente brigando e falando ao mesmo tempo.
_ não sabia que você se sentia tão sozinha , sabe, você passa a impressão de que não se importa.
_ eu só aprende a aceitar a situação.
_ topa o jogo das dez perguntas?
_ se você também topar.
_ fechado, primeira: “ comida predileta ?”
_ hum.... batata frita
_filme?
_a nova cinderela
_ musica ?
_ open your eyes
_ se você fosse um animal seria
_ um peixe
_ um peixe ? porque ?
Laila disparou a rir, Tiago tinha ficado surpreso
_ bom eles vivem na água , o lugar mais tranqüilo que tem , é tudo um silencio
_ meu animal preferido é um peixe .
Desta fez ele não tinha falado rindo , estava serio , e seus olhos encontraram os de Laila que ficou vermelha .
_ já ta tarde, Maria vai ficar preocupada .
_ Laila , não tem nem meia hora que agente chegou e além do mais eu disse para minha mãe que ia levar uma amiga para jantar e jogar baralho .
Um pânico subiu no corpo de Laila , o que ela ia fazer ? Como ela ia jantar na casa de pessoas que ela nunca tinha trocado nem ao menos uma palavra ?
_ Tiago , eu não posso. Maria vai jantar sozinha ? Eu não vou fazer isso com ela
_ é só você chamar ela para vim também, tenho certeza que minha mãe não vai se importar .
_ não sei se isso vai dar certo.
_ a Laila, você é a primeira menina, que consigo ser amigo . As outras sempre acabaram em um rolo.
Laila corou de novo . – ta bom eu vou , mais por favor não faça isso de novo , pelo menos não sem mi avisar. E você disse que agente ia jogar baralho ? eu não sei nada de baralho .
Tiago com um tom de gozação _ não acredito , a menina mais inteligente da sala , não sabe jogar baralho ?
_ anda! que jogo vocês jogam?
_ é muito simples , chama o jogo da mentira
_ e como se joga ?
_ bom, você vai receber dez cartas, e o objetivo é acabar com elas . Então você vai pegar um tanto de cartas, que você quiser e falar, “eu tenho dois reis e uma dama” e vai colocar essas cartas na mesa , viradas de cabeça para baixo . Se você estiver mentindo, e eu falar “ é mentira “ você come as cartas ,mais se você for uma menina sincera e tiver dizendo a verdade, então eu como . Entendeu?
_ Entende .
Passaram se longos cinco minutos sem que um não falasse nada um para o outro .Ate que Tiago mudou de assunto completamente.
_ você gosta de dançar né?
_hum... o que disse?
_ não que eu fique ti olhando pela janela , mais é que outro dia , eu fui fechar a cortina e você estava lá dançando , o que, eu não sei .Foi divertido .
Laila se levantou tão rápido que Tiago não teve tempo de reagir. Ele tinha falado alguma coisa errada isso estava claro
_ Laila , o que foi ? Você não esta com raiva do que eu falei está?
Ela estava de costas, se virou bruscamente .
_ não estou com raiva de você , é de mim .
_porque?
_porque eu foi idiota, pensando que finalmente tivesse algum amigo. Mais não você só quer rir de mim não é ?
_ eu sou seu amigo e não quero rir de você. Na verdade é com você que eu consigo conversar. Para com isso vai! Você não é assim.
Ele tinha razão ela não era o tipo que fazia birra porque uma pessoa rir dela .
_ desculpa não sei o mi deu .
_ ta bom , vamos então. Já ta na hora do jantar .
_e você ainda quer que eu vá?
_ claro.
Enquanto eles andavam Laila foi pensando que de agora em diante a cortina do seu quarto se manteria fechada.
_ chegamos. Você vai avisar para a Maria ?
_ Não é preciso.
A casa de Tiago era muito diferente da de Laila, mesmo morando no mesmo condomínio. A sala tinha um sofá com lugar para três acentos e duas cadeiras,no chão um tapete bege e “peludo”, a televisão era grande,mais não possuía aquele tanto de aparelhos, igual na casa dela . E a sala era conjugada como a copa , que tinha uma mesa com seis cadeiras,o jantar já estava servido.
_ha, você esta ai !
A mãe de Tiago era uma mulher de quarenta anos, era gorda e sempre tinha os cabelos presos em forma de coque, sua fisionomia era de uma mulher cansada.
_oi, mãe . esta é a minha amiga Laila , lembra que eu ti falei?
Amanda olhou para Laila, como se quisesse saber o que ela estava pensando. _ claro que lembro, como vai ?. ela disse se referindo a Laila.
_bem , obrigada.
_você é nova aqui no condomínio ?
_na verdade eu moro aqui tem cinco anos .
Amanda soltou um “há!!”e tentou concertar mais acabou piorando
_ mais você mora do outro lado não é?
_eu sou sua vizinha
_ha minha querida , mi desculpa mais é que minha cabeça esta péssima , venha comer já esta pronto.
Agora se dirigindo a escada gritou :
_ Clara, Antonio e Miguel o jantar esta pronto venha rápido !!
Os três irmãos desceram a escada como se uma avalanche estivesse vindo na direção da mesa, Clara era dois anos mais nova que Tiago, uma menina , baixa , com os cabelos e olhos castanhos ,,tinha uma sobrancelha fina .Antonio era um ano mais velho que Tiago , era alto e forte , mais seu cabelo cacheando os olhos eram castanhos , ele não ficava muito em cada,ele estudava fora, e por ultimo Miguel o mais novo dos irmãos , e por isso talvez o que mais fazia bagunça , era baixo cabelos lisos ,e o único da família que tinha olhos claros .
_ oi !!! disse Clara a Laila .
_oi .
_ hei, Clara , porque você não vai ajudar a mamãe com o jantar ?
Tiago não queria Clara perto de Laila , porque ela sabia de coisas ao seu respeito que ele não falava nem para ele mesmo .
_ ela não precisa. Você não esta vendo?
_ então vá arrumar uma coisa para fazer, sem ser ficar enchendo a cabeça da Laila com suas abobrinhas.
_ você não acha que eu falo abobrinhas acha?
A menina estava se referindo a Laila.
_claro que não .
E olhando para Tiago completou .
_não sei o porque seu irmão acha isso.
_porque ele é um bobo.
O resto da noite foi divertida , todos estavam na mesa , e Laila se sentiu em casa , como nunca se sentiu na sua própria casa. Ela jogou o jogo da mentira e ganhou , todos disseram que foi sorte de iniciante .
_eu acho que já vou, obrigada por tudo gente .
_ não vai, ainda esta cedo!! Disse Amanda .
Antonio interrompeu a mãe e disse :
_você esta com medo não é? De perder na próxima partida.
_eu já disse que nasce para jogar esse jogo. Mais falando serio tenho que ir, Maria deve estar preocupada.
Tiago se levantando disse: - eu ti levo ate a porta .
Laila fez que sim com a cabeça.Eles foram ate a porta se despediram , e Laila foi embora , para casa ,afinal teria que escutar Maria xingá-la, e com razão .

0 Comments:

Post a Comment